terça-feira, 15 de março de 2011

Brinquedos da Memória



Primeiro espetáculo de dança da Cia. Argumento especialmente criado para crianças em 2004 contemplado com Edital de Incentivo as Artes no mesmo ano pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará - Categoria circulação por algumas cidades do interior.


Após estudos dirigidos do livro da socióloga *Celeste Cordeiro “Brinquedos da Memória, um estudo sobre a infância de Fortaleza no começo do século XX”, a Companhia Argumento experimentou transformar em sala de ensaio o registro literal da autora, em linguagem cênica e artística no caso a dança, já que todos os registros falavam de uma infância cheia de brincadeiras e uma musicalidade peculiar à época, hoje em dia já um pouco mais afastadas da realidade das crianças modernas, e experimentar com o corpo, lembranças dos adultos da contemporaneidade.


Brincar de várias formas foi entender com o corpo, o que os depoimentos contidos no livro, diziam, e recordavam com tanta vivacidade, era como se nós fossemos os mesmos brincantes que narravam suas aventuras infantis.


O comportamento da época, também serviu de guia para análise e construção das situações e figurinos, onde as grandes descobertas eram as mais simples, onde um sabugo de milho podia se tornar em uma linda boneca, até então as conhecidas calungas.


Deu-se então o primeiro espetáculo de dança infanto juvenil; Brinquedos da memória, em comum acordo com autora, este nome foi dado ao espetáculo, onde quem nunca viu, aprende o quanto é bom ser criança, exigindo tão pouco do mundo material, e quem já viveu, uma boa recordação de uns tempos que nos fazem adultos melhores.











Nenhum comentário: