segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Mãe - CUCA Jangurussu

Apresentação no CUCA Jangurussu, na sala multi uso no dia 27 de janeiro, realizando o projeto de circulação Temporada Alencarina. Pelo Edital de Incentivo as Artes 2015 pela SECULTFOR Secretaria de Cultura de Fortaleza - Prefeitura Municipal de Fortaleza.











terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Temporada Alencarina - Capricornio Produções

 (Foto - Gê Jota)
Contemplada no Edital das Artes 2016, pela Secretaria Municipal de Fortaleza - SECULTFOR, a peça MÃE do literato e dramaturgo José de Alencar, adaptação e direção de Marcelo Costa, que também nos dá o presente de sua interpretação ímpar, dá inicio a sua circulação pelos principais aparelhos públicos de teatro com entrada completamente GRATUITA.
Já temos confirmadas apresentações nos dias:

27 de janeiro as 18:30 no CUCA Jangurussu
04 de fevereiro as 18h no Theatro José de Alencar.
03 de março as 17h no CUCA da Barra do Ceará
10 de março as 18h no CUCA do Mondubim.

Elenco por ordem alfabética:
Antônio Davi
Cristiano Marques
Fernanda Celi
Geovana Martan
Marcelo Costa
Pedro Manoel
Pedro Ulisses

Sinopse

A peça teatral “Mãe”, de José de Alencar trata dos amores e dos problemas financeiros, mas sua ação
central gira em torno da liberdade ou não da escrava Joana. Drama em 4 atos, publicado em 1962. A
história ocorre na cidade do Rio de Janeiro e tem como personagem principal Joana, uma escrava mulata, mãe de Jorge, cujo pai, Soares, morreu logo após seu nascimento e que ignora o paradeiro daquela que imagina ser sua mãe. Somente o Dr. Lima, padrinho de Jorge, sabe toda a história e, ao retornar ao Rio de Janeiro, após um período de cinco anos na Europa, pede a Joana que conte a verdade a seu filho. Joana não concorda e exige que o Dr. Lima guarde segredo, sob pena dela se matar.


Histórico
O Grupo Teatral Aprendizes de Dionisyos foi oficialmente fundado em 18 de maio de 1992. Nasceu na Escola Técnica Federal do Ceará, como extensão da oficina de teatro, formado por seus alunos e complementado por membros da comunidade. Um grupo composto de jovens, com idades que variam de 15 a 20 anos, constantemente em renovação. Aprendizes foi o primeiro nome da ETFCE (Escola de Aprendizes e Artífice) e Dionisyos, o deus grego do teatro. Aprendizes também traduz a modéstia do iniciante, o desejo do amador (aquele que ama) em dominar a linguagem cênica.
Em 2014, o grupo adquire o nome de Cia. Dionysios e, ainda sobre a batuta de Marcelo Costa, montou a peça Os Piratas, de Carlos Câmara. A montagem era a fase final do doutorado de Marcelo Costa sobre a obra de Carlos Câmara, cujo trabalho de conclusão era intitulado Era uma vez uma Grêmio: O Teatro musical de Carlos Câmara e a construção do Teatro Cearense. Esta foi a segunda montagem da peça Os Piratas aqui no Ceará. A primeira foi montada pelo próprio autor em 1923.
Em 2015, o grupo montou o espetáculo Clássico Rei, de Jorge Ritchie, com direção de Marcelo Costa.

Link de vídeo
Mãe

Página no Facebook
https://www.facebook.com/M%C3%83E-Jos%C3%A9-de-Alencar-Dire%C3%A7%C3%A3o-Marcelo-Farias-Costa-1521539431484177/

Contatos
Graco Alves
85 986405084
gracoalves@gmail.com