quarta-feira, 28 de setembro de 2011

XXII Festival de Teatro de Acopiara.

Fechando com chave de ouro a circulação dos espetáculos Mango_Pirol e Emplasto na programação oficial do XXII FETAC, a cidade de Acopiara realiza este famoso festival movimentando a cidade em prol do bem comum tendo a linguagem artística como meio de identificação com sua cultura local.
Promovendo também um intercâmbio com grupos vindos de diversas regiões do estado. E a Cia. Argumento, não faria diferente nesta edição do XXII FETAC.
Nos dias 13 e 14 de outubro dentro da programação oficial do festival com direito a debate após as apresentações.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Emplasto na paralela - CirculaDança

Especial Dança - Bienal de Dança do Ceará 2011

Mês das crianças tem espetáculo sim senhor!!!

Acompanhe as apresentações da Cia. Argumento no mês das crianças






Festival da Juventude 2011 - Quixadá

A Cia. Argumento retorna a Quixadá dentro da programação oficial do Festival da Juventude, mas agora com o seu segundo espetáculo de Clown "O Mergulho" com Graco Alves e Santa Dias, que promete cumprir a profética frase do poeta: O SERTÃO VAI VIRAR MAR!

Serviço: Tablado Cícero Sousa - Praça José de Barros



Dia 30/09 (SEXTA-FEIRA)

20h – 20h20: Esquete: Companhia Argumento (Fortaleza)


quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O primeiro balaio a gente nunca esquece!

Desde 1998 quando comecei a fazer teatro que vejo, reconheço e almejo o Prêmio Balaio, não entendia nem o porquê do nome, mas queria um para mim como um menino quer o seu primeiro carro de controle remoto, apesar de alguns acharem que eu não acredito neste prêmio, eu acredito sim! Tive a honra de aprender muito em um ano que fiz “Coisas de rei” onde eu era simplesmente o rei, o protagonista, mas como protagonismo não é sinônimo de premiação, não foi daquela vez, infantilidade a minha.
Espero por este momento há exatos 13 anos 02 meses 24 dias. Então ao ver todo esse tempo de espera, me deparo com uma quantidade de números que eu até poderia reorganizar e ter algumas dezenas para jogar na sonhada mega sena.
A pergunta é... O que tem a ver mega sena com todo este contexto? Tem tudo a ver, tem a ver com os nossos sonhos de um dia poder ter grana para viver confortavelmente, tem a ver com o sonho de um dia ter a sua própria sede, de montar o seu espetáculo, sem ter que economizar nas ideias, muito menos adaptar-se a orçamentos magros e mirrados e sem ter que criar estratégias mirabolantes para lhe dar com prêmios que são descontados quase 50% na fonte, olha ai mais números outra vez!
Tem a ver com sonhas e contar com a sorte. Na verdade poderíamos contar com uma condição básica e não me refiro nem a mínima, pois já vivemos nela e há tempos é insuportável viver assim. Tem a ver em poder contar com o apoio de uma maquina que não é aquela que computa os jogos e lances, mas sim aquela que administra todo o bolão de verbas que em termos marqueteiros parece o maior prêmio acumulado quando contempla outrem vindo da mega capital, reafirmando assim o provincianismo burocrático que nos assola, quando na verdade dividido pelos poucos contemplados ainda é insuficiente e muitos outros tantos apostadores sonhadores, ficaram de fora, com os seus bilhetes na mão e ideias maravilhosas na cabeça.
O jargão de que a classe teatral é desunida, já venceu, já era. Os meus melhores amigos e parceiros de vida pessoal e profissional estão nessa classe artística, então redefina aí pra mim o que é ser desunida? Estamos avançando como podemos e em termos de organização política principalmente, o que pode nos faltar seja talvez um número maior de adeptos, sou consciente que sou um dos ausentes e com isso vem uma espécie de culpa e cobrança pessoal de estar passando em branco diante de todos esses fatos.
Mas também sou consciente de que tenho feito o máximo que posso, sendo honesto, sendo profissional e defendendo minha classe e profissão com unhas e dentes não admitindo sequer chacotas familiares em relação ao que escolhi para viver.
E depois de ter sobrevivido a quase 14 anos de teatro tenho mais um motivo de orgulho de mim e da minha profissão. Pois ao mesmo tempo em que recebo a minha primeira medalha, e que bom que é por causa do teatro, recebo também uma lição. Pois estou aqui por ter sido destaque do ano como coadjuvante e isso pra mim é a melhor forma de entender que estou no caminho certo.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Fotos Aula de Clownssico SESC







Santa Dias - Atriz / Arte Educadora

Graduada em Licenciatura em Teatro (2020) e Tecnólogo em artes Cênicas (2010) pelo IFCE.
Link para CV Lattes
Youtube - Santa Dias

1999  formou-se no curso Princípios Básicos de Teatro, Teatro José de Alencar, encenou a peça "Houve um Coração Sangrado de Tanta Luz", dirigido por Joca Andrade.
Fez o curso O Teatro à Luz do Espectador, no Centro Cultural Banco Nordeste.

2000  Fez o curso O Compositor, a Obra e a Platéia, no Centro Cultural Banco Nordeste.

2002  Encenou o espetáculo de rua "O Fracassado Ataque de Lampião", dirigido por Graco Alves.

2003  Espetáculo "Agô", do Grupo Raízes, sob a direção de Léo Castelo Branco.
Espetáculo "O Circo no Sítio do Pica-pau Amarelo", da Cia Argumento, direção de Rossana Pucci e Graco Alves.
Espetáculos "Os Quatro Amigos" e "Padaria Espiritual" da Cia Argumento, direção de Graco Alves. Participação na 1ª edição do Festival Vida e Art para a curadoria de teatro no receptivo e como performances.

2004  Espetáculo "Os Gatos", da Cia Argumento, direção de Graco Alves. Espetáculo "O Casamento da Chapéu", da Cia Acontece, direção de Almeida Jr. Participação na II Amostra Cariri das Artes e VI mostra SESC Cariri de Teatro.
Participação na Hora do Terror, Grupo Mirabilândia / PE.
Fez o curso Técnicas de Clown, no Theatro José de Alencar.
Participou da Oficina Cavalo Marinho (Música, Dança e Teatro de Pernambuco).

2005  Participação na III Maratona SESC de improviso.
Curso de Oficina de Humor, no Circuito Cultural Banco do Brasil, ministrado por Duda Ribeiro.
Oficina de Improviso - O Ator e o Riso, no Theatro José de Alencar.

2006 e 2007  O Mergulho Centro Cultural Banco do Nordeste – Juazeiro do Norte.
·  VIII Mostra de Teatro Transcendental – O Pagador de Promessas (2010)
V Festival de Teatro de Fortaleza - 2009 O Mergulho
  V Maratona SESC de Improvisação Teatral (mestre de cerimônia) (2009).
·  Projeto Criança e Arte Centro Cultural Banco do Nordeste – O Mergulho (2009)
·  Projeto Domingo na praça Centro Cultural Bom Jardim – O Mergulho (2009).
·  Circulação nos Bairros II Edital das Artes da Prefeitura de Fortaleza (2008) Clownssico e Mergulho;
·  Projeto O Riso da Cena – Encontro TJA de Artes Cênicas – O Mergulho (2008)
Circuito Cultural Banco do Brasil - Mergulho 2009
·  Programa Ato Compacto Centro Cultural Banco do Nordeste – O Mergulho (2009).
 II QUIARTE Mostra de Artes de Quixeramobim – O Mergulho (2008);

2008  Participou como atriz (figurante) no filme Bezerra de Menezes pela empresa AD2M Engenharia de Comunicação.

2009 a 2012  Participou como atriz e arte educadora em todas as atividades da Cia. Argumento.

2012 - Instrutora horista pelo Senac Ceará. 

2013 a 2019 - Atuou como professora na educação infantil, desenvolvendo atividades didático e artísticas na Creche Escola Caminho do Sol. 

2020 a 2021- Desenvolveu atividades de contação de histórias e arte educação, no sistema remoto, participando de eventos culturais promovidos pelos aparelhos culturais de Fortaleza.